segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Um olhar sobre Pelotas - RS




Uma pausa nos passeios de Londres, Nosso Olhar, com fotos do nosso irmão Zé, passeia por Pelotas.
Com uma rica história cultural , Pelotas chegou a ser considerada a capital da cultura no Rio Grande do Sul. Ainda podemos observar prédios de uma época passada com uma linda arquitetura. A esperança é que todos sejam recuperados e a glória de outros tempos, da terra de Simões Lopes Neto, retorne.

Pelotas, a city of the State of Rio Grande do Sul was once considered the Cultural Capital of the State, with  a great number of beautiful architectural constructions, good schools, Libraries, Theaters and economic and cultural development. Unfortunately, this is no longer what happens in the city, but it still mantains the charming of old and important buildings, squares, cathedrals , clubs that might get a revival.  
In this post, two theaters from the 19 century, the old Branch of Banco do Brasil from the 1920's,  a Social Club also from the 19 century , schools from the 19 century and beginning of the 20th century , with the one named São Benedito being founded by a daughter of slaves who wanted to help orphan girls of any color who could not go to school. And two Cathedrals : Anglican in a Celtic/Gothic Style and Catholic in a more eclectic style.  



Theatro Sete de Abril foi o primeiro teatro construído no Rio Grande do Sul e é um dos teatros mais antigos ainda em funcionamento no Brasil. Seu nome foi colocado pelos sócios da Sociedade Dramática existente na então Vila de São Francisco de Paula, atual Pelotas, que homenagearam com o nome de batismo a data em que o imperador Dom Pedro I abdicou do trono brasileiro em favor de seu filho, Pedro II, fato histórico considerado como segunda independência do Brasil. Foi inaugurado em 2 de dezembro de 1833, dia do aniversário de Dom Pedro II, ficando assim duplamente ligado à figura do Imperador.
http://www.teatrosetedeabril.com.br/historico/historico.htm


Theatro Guarany
O Teatrofoi construído no início do século XX como um dos maiores cineteatros do Brasil. A construção iniciou em fevereiro de 1920 e a inauguração ocorreu em abril de 1921. Até hoje, a família Zambrano - uma das fundadoras do Teatro - mantém a sua administração.




Antigo prédio do Banco do Brasil


O antigo Prédio do Banco do Brasil, situado na Praça Coronel Osório 
foi a Primeira Agência do  Banco no Interior do Estado e a Trigésima Nona do País
Construído entre 1926-28 pelo Engenheiro Paulo Gertum, foi inaugurado em 14 de julho de 1928.


O relógio acima do acesso principal, na esquina da Rua Quinze de Novembro, orientou por muitos anos a população que por ali transitava. No alto da cúpula, um pequeno mirante ainda lembra os velhos tempos das observações das embarcações no porto, indispensável na época do intenso e pioneiro comércio de Pelotas.

https://www.facebook.com/Olharessobrepelotas/photos/-banco-do-brasila-construção-da-sede-do-banco-do-brasil-foi-idealizada-pelos-dir/297906013649944/




Clube Comercial de Pelotas


 O Clube Comercial de Pelotas, também conhecido como Palacete Braga devido ao nome de seu antigo dono, Felisberto José Gonçalves Braga,  teve sua primeira sede inaugurada em 1871, onde atualmente se encontra o Clube Caixeiral. Em 1881, o Palacete Braga foi construído na afluência entre a Rua General Neto e a Rua Félix da Cunha, no Centro de Pelotas.
A parte superior serviu de residência à família e a inferior abrigava a escravaria e as cocheiras. Em 1908, sofreu um incêndio que o destruiu parcialmente, logo havendo sua restauração e ampliação por Sebastião Obino.  A maior intervenção ocorreu entre 1954 e 1955, quando foi reformado por Adail Bento Costa: o pavimento térreo foi completamente ocupado e o salão de baile alterado.
Seu interior apresenta escada principal em Y, de mármore de Carrara; no piso do hall, cerâmica veneziana; e vitrôs coloridos decoram arcos plenos de janelas e portas. O Clube possui valioso acervo, representado por telas de Aldo Locatelli, esculturas petit bronze, estátua Belle Époque, Tocheiro na escada principal,  mobiliário em grande parte importado da França, nos estilos Luís XV e Luís XVI e Império.
Vários estilos compõem as fachadas do prédio: Neoclássico nas sacadas, Barroco nas bandeiras que encimam as aberturas, Renascimento nos desenhos geométricos nas paredes do andar térreo e Art-Nouveau na marquise. Por tudo isso, se denomina a caracterização do Clube Comercial como Eclética.
O Clube Comercial de Pelotas consta atualmente como patrimônio cultural.

https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=445788




Os três prédios que se seguem também fazem parte do conjunto histórico de Pelotas, Patrimônio Cultural do Brasil, decidido na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília ,no dia 15 de maio de 2018.







Colégios Gonzaga, São José  e Instituto São Benedito





O início das atividades do Colégio Gonzaga na cidade de Pelotas, data de 04 de março de 1895. Foi o sacerdote jesuíta baiano José Anselmo de Souza, que fundou o educandário, na época sob a denominação de Escola São Luiz Gonzaga. A instituição foi dirigida pelos jesuítas até 1925, tendo o auxílio dos irmãos Maristas de 1910 a 1925, quando os lassalistas assumiram o Colégio.

Somente em 1971, o colégio começou a matricular alunas. Era, até então, uma escola são para meninos.  

Em 1910, as famílias de Pelotas e região ansiavam pela vinda das Irmãs de São José para que elevassem o nível educacional das meninas. Então, o então intendente municipal, Barbosa Gonçalves, recorreu ao bispo de Porto Alegre, dom Cláudio Ponce de Leon, a fim de que a Congregação implantasse o Colégio São José na cidade. Consequentemente,  no início do século XX, chegaram da França a madre Saint Maurice e as irmãs Marie Alix e Saint Jean, as quais, auxiliadas pelas irmãs Lydia e Albina, deram início às atividades da Escola. 
Assim como o Colégio Gonzaga, só na década de 70, foram aceitos meninos na escola.




Instituto São Benedito
Pelotas ainda vivia à sombra de seu recente passado escravocrata. As meninas desamparadas, se fossem negras ou mulatas, não eram aceitas nos orfanatos. Em meio a este cenário, no dia 13 de maio de 1901, a filha de escravos  Luciana Lealdina de Araújo fundou uma instituição onde eram aceitas quaisquer meninas, independente da cor da pele. Escolheu, para inaugurar o orfanato, o dia e mês em que a Lei Áurea (1888) pôs fim à escravidão no Brasil. De 1901 a 1912, um grupo de senhoras da cidade de Pelotas ministravam voluntariamente educação (ensino Primário) e ensinamentos domésticos às meninas carentes dessa Instituição. Após esse período, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria assumiu essas tarefas. A capela possui pinturas de Aldo Locatelli e uma das visitas ilustres ao instituto foi Olavo Bilac em 1916.

http://institutosaobenedito.blogspot.com/p/110-anos-de-historia.html


Catedral Anglicana do Redentor


Mais conhecida como a Igreja cabeluda, por ser coberta de galhos de trepadeiras, ela foi construída em estilo gótico-celtico, e abriu suas portas ao público em 1892.Sua torre possui 27 metros de altura. Os vitrais vieram de Nova York, apresentando motivos com símbolos e textos bíblicos. 
A Igreja foi elevada a Catedral em  1988. 





Catedral Metropolitana São Francisco de Paula


Iniciada em 1813, a Catedral sofreu várias alterações, e sua configuração atual data de 1951. 
A construção da Catedral está divida em três fases distintas.A primeira, foi com a construção da capela em 1813, por iniciativa do Pe. Felício da Costa Pereira.Em 1826, após ter sido destruída por um raio, foram iniciadas as obras de um "novo templo", pelo lado de fora do primitivo. Em 1846, o Imperador D. Pedro II lança na Praça da Regeneração (hoje Cel. Pedro Osório) a pedra fundamental para a construção de uma nova catedral, no entorno da praça. Apesar de já em meados do século XIX apresentar a fachada atual,   a Catedral só veio assumir sua configuração atual entre 1947 e 1948, destacando-se as pinturas murais de Aldo Locatelli e Emilio Sessa , que se encarregaram da decoração interna do templo, a convite de Dom Antonio Zattera,  e os elementos decorativos de Adolfo Gardoni.
Ela abriga a imagem de São Francisco de Paula, de origem artística desconhecida,  trazida da Colônia de Sacramento(Uruguai).

http://historiaearquitetura.blogspot.com/2011/07/tombamento-da-catedral-de-pelotas-rs.html




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