quarta-feira, 16 de maio de 2012

Fernando Pessoa - Lisboa 2 (Lisbon 2)

Quando olho para Mim não Me Percebo


Quando olho para mim não me percebo
Tenho tanta a mania de sentir
Que me extravio às vezes ao sair
Das próprias sensações que eu recebo.

O ar que respiro, este licor que bebo,
Pertencem ao meu modo de existir,
E eu nunca sei como hei de concluir
As sensações que a meu pesar concebo.

Nem nunca, propriamente reparei,
Se na verdade sinto o que sinto. Eu
Serei tal qual pareço em mim? Serei
Tal qual me julgo verdadeiramente?

Mesmo ante as sensações sou um pouco ateu,
Nem sei bem se sou eu quem em mim sente.

Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterônimo de Fernando Pessoa


Fernando Pessoa






I study myself but I can´t perceive


I´m so addicted to the feeling that
I loose myself if I´m distracted
From the sensations I receive.

This Liquor I drink, the air I breathe,
Belong to the very way I exist;
I´ve never discovered how to resist
These hapless sensations I conceive.

Nor have I ever ascertained
If I really feel.
Am I what I seem to myself – the same?

Is the I I feel the I that´s real?
Even with feelings I´m a bit of an atheist.
I don´t know if it´s I who feels.

Lisbon, August 1913 (Álvaro de Campos)
Link http://nescritas.com/tributefpessoa/fpessoawork/1981/01/






6 comentários:

  1. Bem-vindas a Lisboa! Desejo-vos bons passeios com Pessoa, Cesário e os demais poetas da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Foi um passeio maravilhoso em tua linda cidade.Apesar da primavera fria e chuvosa,voltei a encantar-me com Lisboa, depois de tantos anos sem visitá-la.
    Abraços
    MT

    ResponderExcluir
  3. Belo post e homenagem a Fernando Pessoa :)

    ResponderExcluir
  4. Pois... esta primavera não foi das melhores. Mas é sempre bom saber que estiveram por cá e que, apesar do tempo não ter ajudado, vos soube bem.
    Abraço
    Margarida
    http://mochila-as-costas.blogspot.com
    http://olho-pessarinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Margarida .
    Portugal ocupa sempre um lugar especial em nossos corações.
    Abraço
    MT
    PS - tuas fotos são lindas !

    ResponderExcluir